A celebração da Solenidade de Corpus Christi retorna neste ano à agenda do Papa Francisco, a informação está nas redes sociais do Vatican News. Desde 2018 a solenidade deixou de ser celebrada na Basílica de São João de Latrão devido escolhas do Papa e também por razões contingentes.
Naquele ano, Francisco celebrou na periferia romana de Casal Bertone e, no ano seguinte, no litoral de Óstia, com as procissões presididas pelo então cardeal-vigário Angelo De Donatis.
A partir de então, as restrições impostas pela pandemia e o estado de saúde do Pontífice exigiram novas mudanças. Em 2020 e 2021, a missa foi celebrada na Basílica de São Pedro com um número restrito de fiéis para respeitar as normas de distanciamento. Nos últimos dois anos, 2022 e 2023, houve o cancelamento da missa primeiro devido à dor no joelho sofrida por Francisco e, no ano passado, devido à sua hospitalização no Gemelli após uma cirurgia abdominal.
Neste ano a cerimônia será no domingo, 2 de junho, às 17h locais, na Basílica de São João de Latrão. E após a conclusão da missa, haverá a procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, onde será dada a bênção eucarística.