Entre os dias 1º e 7 de outubro, a Diocese de Guarapuava, em sintonia com a Igreja do Brasil, celebrará a Semana Nacional da Vida. Com o tema “Idosos, memória viva da nossa história”, e o lema “Na velhice darão frutos” (Sl 92, 15), durante este período as paróquias estarão engajadas em reflexões e ações que ressaltam a importância dos idosos no seio familiar e na sociedade, valorizando a vida em todas as suas fases, especialmente na terceira idade.
Esse tema, de acordo com o bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, é uma das preocupações do Papa Francisco. “O Papa tem lembrado a importância de aproximar as pessoas idosas dos mais jovens assegurando a transmissão da experiência da vida, da sabedoria, e da esperança para o futuro”, disse.
Dom Amilton também apontou que a Diocese de Guarapuava tem empreendido muitos esforços para proclamar o chamado Evangelho da vida. “Por isso é importante celebrar o mistério da vida no dia-a-dia das nossas comunidades”, disse.
Entre outras coisas, o bispo sugere que as comunidades deem ênfase à Semana Nacional da Vida celebrando de um modo especial o dia do nascituro, 8 de outubro. Dom Amilton também disse que a semana da vida pode ser celebrada dentro da novena em honra à Nossa Senhora Aparecida. Nas comunidades onde há projetores nas celebrações, a recomendação é que antes ou depois das missas sejam projetadas imagens e/ou frases que ajudem a comunidade a refletir os temas da Semana da Vida.