Programa nasceu com a Igreja Católica na Diocese de Guarapuava
Criado em 2003, o Programa Leite das Crianças é política pública no estado do Paraná desde 2010, no âmbito do Programa Fome Zero.
Crianças na faixa etária entre seis meses e três anos de idade, de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo regional, bem como as mães gestantes e as que estejam amamentando, tem direito a um litro de leite tipo pasteurizado, integral ou padronizado com no mínimo 3,0% (três por cento) de gordura, enriquecido com Ferro Quelato e Vitaminas “A” e “D”.
É necessário que as famílias estejam registradas no Cadastro Único de Programas Sociais – CADUNICO e cadastradas no Sistema Informatizado de Controle do Programa Leite das Crianças. A distribuição é feita em escolas.
Se você “der um Google” aparecerão muitos artigos acadêmicos e notícias sobre o Leite das Crianças, mas quase todos omitem ou desconhecem uma informação: a iniciativa do programa nasceu em Guarapuava (Pr) com a Igreja Católica.
Essa história você ouve aqui:
Clique no player e ouça a reportagem
Famílias que se enquadrarem e desejarem participar do programa devem comparecer aos órgãos de assistência social do município, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) para se cadastrar. É preciso apresentar documento pessoal com foto, comprovante de endereço, comprovante de renda e certidão de nascimento da criança.
Os produtores de leite que desejarem se cadastrar no programa devem acessar o site do programa.