Aparecida (SP) – Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional acolhe até este domingo (14) o 8º Encontro Nacional da Pascom. Mais de 900 pasconeiros e pasconeiras de todo o Brasil participam ativamente das palestras, seminários, workshops e dos momentos de espiritualidade.
O evento, que iniciou da tarde desta sexta-feira (12), discute a Inteligência Artificial, com o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
Da Diocese de Guarapuava participam, além do Bispo Diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, 26 agentes da Pascom. Dom Amilton é membro da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e o responsável pela Pascom.
Na cerimônia de abertura Dom Amilton disse que aprende muito com os pasconeiros e pasconeiras. “Se falamos que os catequistas são os braços direitos das paróquias, pois, são os primeiros a evangelizar as crianças e adolescentes, precisamos incluir nesse processo a Pascom, pois a rapidez na transmissão da palavra pela comunicação também é uma atitude de evangelizar”.
Ouça a íntegra da fala de Dom Amilton
Junto com Dom Amilton estavam na cerimônia de abertura do evento o coordenador nacional e a vice-coordenadora nacional da Pascom, Marcus Tullius e Janaína Gonçalves; o secretário da Pascom, Alex Ferreira; Dom Valdir José de Castro, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB e o secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Adrian Ruiz.
Marcus Tullius ressaltou a importância de vivermos o abraço real, assim como destaca o Papa Francisco sobre a cultura do encontro. “Que saibamos sair das avenidas digitais para o cenário real e que possamos juntos viver a alegria do encontro”, disse.
Marcus também falou da importância da presença da Irmã Élide Maria Fogolari, que estava presente no evento, pois, se o encontro nacional existe, foi por determinação da irmã paulina, que soube abraçar a Pascom e abrir muitos caminhos para a articulação pastoral que temos hoje.
Dom Valdir falou da alegria de estarem todos sob a proteção da Mãe Aparecida, renovando o compromisso com o Evangelho de Jesus e transformando a sociedade pela comunicação, na qual a Pascom é o instrumento e sinal de Cristo nos meios digitais.
Monsenhor Lucio ressaltou em seu discurso a vontade que os pasconeiros e pasconeiras possuem de carregar no coração e de transmitir ao mundo a mudança, transformando o meio comunicado em mensagem de Cristo Ressuscitado.
Na conferência de abertura o Monsenhor falou sobre “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.
A segunda atividade do dia foi uma conversa que discutiu o tema “Inteligência Artificial: o futuro no presente”. Este momento teve a participação de Everthon de Souza Oliveira e Aline Amaro da Silva.
Neste sábado (13), duas conferências marcam a manhã do Encontro Nacional da Pascom. A primeira delas, “Comunicadores da Esperança”, será proferida por Dom Amilton Manoel da Silva.
A segunda conferência intitulada “Igreja em saída nas rodovias digitais” terá como palestrante o jornalista e professor Moisés Sbardelotto.
No período da tarde acontecem as atividades temáticas.
Jorge Teles com Pascom Brasil
Uma resposta