Alexandre Silveira de Oliveira esteve no Vaticano nesta sexta-feira (3) para uma audiência com o Papa. O ministro apresentou a Francisco as políticas públicas implementadas nos últimos anos no Brasil que também irão a debate no G20 e na COP30: “tanto de transição, quanto de combate à pobreza energética, como, por exemplo, o programa ‘Luz para Todos’ que ele elogiou com tanta veemência. Ele repetiu muitas vezes: gosto muito de ouvir quando se trata de política que destaca que é para todos.”
Em entrevista ao jornalista Silvonei José, disse ter explicado ao Pontífice sobre as políticas públicas implementadas no país – que tem 88% de energia limpa e renovável no setor elétrico. Segundo o ministro, são políticas que têm garantido ao país a liderança da transição energética global tanto no setor elétrico como no de biocombustível, fundamentais para reduzir a emissão de gás carbônico.
Uma preocupação mundial que será debatida no Brasil que irá sediar tanto o G20, em novembro deste ano no Rio de Janeiro-RJ, como a COP30, em novembro de 2025 em Belém-PA.