Pesquisar

Relatos de um dia na quaresma

Chegamos às 8hs em ponto para o retiro, com nossa companheira inseparável (sogra e mãe – a Dona Maria). O local? A Paróquia Divino Espírito Santo, na Vila Bela (como diz um amigo meu: “o Bairro que mais cresce em Guarapuava)”.

O tempo quaresmal, caminho de preparação para a Páscoa, é momento de renovação, de conversão e os retiros quaresmais nos ajudam na oração, interiorização, neste ano a refletir a amizade social e, de forma especial, contemplarmos o amor daquele que “por amor morreu na cruz por nós”. Hoje, como fomos para participar ativamente do retiro, não gravei entrevistas. Minha esposa Regiane relata o seu ponto de vista e eu, Jorge Teles, pelo meu ponto de vista, trago algumas imagens.

O amor é o fim para o qual fomos criados. Um dia em retiro quaresmal, conduzido por nosso pastor, Dom Amilton, e a constatação é de que o amor é a chave que abre todas as portas, inclusive e principalmente as do céu.

O do ano passado reuniu em torno de 500 pessoas, creio que como eu, sabendo da experiência maravilhosa que foi vivenciada, cada pessoa que participou em 2023, trouxe mais uma pessoa para viver tal experiência, e nesse ano eu e mais ou menos outras mil pessoas passamos o dia em estado de graça.

Em 2023 o tema foi o Batismo e Missão, e fomos, num momento lindo, levados a nos sentir novamente batizados, mergulhamos nas águas do batismo. No dia de hoje (03 de fevereiro de 2024) Dom Amilton falou sobre Crisma e Missão. O Crisma está diretamente ligado ao Batismo.

Após um breve relato histórico da instituição do Crisma como sacramento, novamente foi me lembrado que o Bom Pastor me chama pelo nome, que sou única e amada e que foi por mim que ele morreu na cruz.

No batismo a imersão na água simboliza a morte e após a imersão reviver na luz de Cristo, já na Crisma recebemos a marca da ressurreição. Crisma é sacramento do Espírito Santo. Assim, me tornei cristã no meu Batismo, mas, verdadeiramente cristã, ungida com a marca do Cordeiro na Crisma. Crisma é selo, é marca, é tatuagem na alma com o sangue de Jesus. 

Jesus é o Amor. O amor impera. Amor não se mata, o amor ressurge.

A partir de passagens bíblicas, Dom Amilton nos relembrou que sou escolhida e chamada para a missão, basta eu aceitar, não há necessidade de títulos de doutorado ou mestrado, não é preciso ter beleza ou não, ter bens ou não, nada disso é necessário, basta aceitar o chamado que o Espírito Santo agirá através de mim. O que é necessário é ter disponibilidade, prontidão, desapegar dos bens materiais, da falsa segurança que eles nos trazem. 

Confiar na segurança de Jesus e estar disponível. Seguir Jesus, ir atrás de seus passos. Se for necessário ele virá ao meu lado, como quando caminhou ao lado dos Discípulos de Emaús, mas, na maior parte do tempo, devo segui-lo. Ele diz para mim, “Vem e segue-me”. Seguir Jesus e sair em Missão levando seu santo nome aos confins do mundo, bem como, nossa igreja. Eu não devo aparecer. Sou só um mero instrumento. Apoiado em passagens do Evangelho, nosso bispo esclareceu que, como os apóstolos foram enviados dois a dois, nós também quando sairmos em missão temos que ir em duas ou mais pessoas, para um testemunhar a verdade do outro.

No fim da tarde, fui levada a pensamentos e memórias para o dia em que fui ungida pelo óleo do Crisma. E foi maravilhoso reviver aquele momento perdido na memória. Fotos, coisas ouvidas de minha mãe e madrinha, e esse movimento de voltar ao dia da Crisma, além de toda dinâmica e atividades desse dia, me fizeram viver intensamente o que é ser cristã e ao passar o óleo bento em minha própria testa, o sinal da cruz feito é como um retoque na tatuagem da marca do Espírito Santo em minha alma.  Esse dia de retiro quaresmal reafirmou em meu coração que “o amor é o fim para o qual fomos criados”.

No ano passado retornando do retiro fui conferir o dia em que fui batizado. Hoje lembrei-me de Dom Frederico Helmel o bispo que me crismou e que acredito, tenha crismado muitas daquelas cerca de mil pessoas que participaram deste momento tão especial.

Meu último relato fotográfico do dia foi minhas companheiras de retiro com nosso pastor, nosso bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva.

Quer ver mais imagens do Retiro Quaresmal? Clique aqui

VAMOS INTERAGIR: Deixe nos comentários o nome do bispo que te crismou ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Últimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo