Pesquisar

Conhecemos um dos primeiros templos ucranianos construídos no Brasil

Fugindo da opressão da Rússia e do império austro-húngaro, que dominavam uma Ucrânia dividida, na década de 1890 muitos ucranianos imigraram para o Brasil. Diversos vieram para o Paraná, instalando-se em colônias nos municípios de Curitiba, Mallet e Prudentópolis.

Em Mallet, na Serra do Tigre, em 1903, os imigrantes construíram, segundo relatos, um dos primeiros templos da imigração ucraniana em terras brasileiras, a Igreja de São Miguel Arcanjo.

A madeira utilizada foi da araucária, árvore típica do estado do Paraná, com a técnica ucraniana de construção por encaixes. Essa foi construída pelo próprio povo, que, aos domingos, ao se dirigir à Missa, transportava às costas todo o material de construção. Foram homens, mulheres, moços, moças, crianças carregando todo o material, subindo o morro da Serra do Tigre, com alguns quilômetros de extensão. O padre era Nicon Rozdolsky.

Em 2011 o templo foi reinaugurado, após passar por restauração. O trabalho contou com o auxílio de membros da comunidade que ensinaram os técnicos envolvidos no projeto a manejar a madeira do mesmo modo que os primeiros imigrantes.

A igreja é linda formada por estruturas internas de troncos encaixados e revestimento de madeira em ambos os lados. As pinturas, os tecidos bordados com desenhos em estilo ucraniano, os quadros, os lustres, cada detalhe contribui para a beleza do templo.

A primeira

A primeira igreja ucraniana construída no Brasil, conforme dados da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, é a da Colônia 5, também em Mallet, em 1897. O templo foi construído pelo padre Nicon e membros das comunidades das colônias 5, 6 e 4.

Venha conosco conhecer a Igreja São Miguel Arcanjo através de imagens (Clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Últimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo