Pesquisar

Maio, mês de Maria

“Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48)

Tricesimum ou “A devoção de trinta dias à Maria” é ao que nos dedicamos todos os anos no mês de maio. Um mês dedicado especificamente a Maria, Mãe de Deus, Nossa Senhora, existe há séculos, mas nem sempre foi celebrado nesse período. Com o passar do tempo essa devoção fixou-se neste mês devido ao início da primavera no hemisfério norte, e nós celebramos juntos, mesmo que, no hemisfério sul maio seja outono.

As formas como honramos Maria no mês de maio são variadas, assim como os nome das muitas “nossas senhoras”. Rezas do terço, rosários, novenas, celebrações especiais são algumas maneiras de honrarmos a Mãe de Deus. Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Belém, são muitos títulos, mas todas se referem a uma mesma pessoa: Maria, a Mãe de Jesus.

Nossa Senhora de Belém – padroeira da Diocese de Guarapuava

Os nomes dedicados à Nossa Senhora dependem muito da condição como ela apareceu ou onde apareceu. Manifestações em locais ou cidades como Aparecida, Fátima, Lurdes, Guadalupe, também nomes ligados a inúmeras situações como Nossa Senhora do Bom-Parto porque auxilia espiritualmente as parturientes, Nossa Senhora do Bom-Conselho porque tem sempre uma orientação a dar aos seus filhos. Há também devoções baseadas na vida de Maria como Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Lágrimas e há também títulos dogmáticos como de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, originário da bula assinada pelo papa Pio IX que “declara Maria imune da mancha do pecado original”.

Que neste mês de maio intensifiquemos nossos louvores a Nossa Senhora, a Maria, a Mãe de Deus e nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Últimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo