Pesquisar

No RJ bispos lançam mensagem sobre as eleições municipais 2024

Os bispos católicos do Estado do Rio de Janeiro (Regional Leste 1 – CNBB) lançaram no último domingo uma mensagem sobre as Eleições Municipais de 2024.

Os bispos estão conclamando o povo fluminense a superar as divisões e inimizades, promovendo cada vez mais a amizade social.

Na mensagem o episcopado destaca a importância do processo eleitoral para a construção de uma verdadeira fraternidade universal. Enfatizando a necessidade de um voto consciente, os bispos ressaltam a escolha de candidatos comprometidos com a vida, a família, a educação, a saúde e o meio ambiente. As eleições são vistas como uma oportunidade para fortalecer a democracia e a justiça social, incentivando a participação ativa da comunidade e a superação das desigualdades.

A Mensagem:

Caros irmãos e irmãs,

“Somos convidados a construir  uma  verdadeira fraternidade universal, que favoreça nossa vida em sociedade.” (Papa Francisco, Mensagem para Campanha da Fraternidade 2024)

Estamos em ano eleitoral para a escolha de vereadores e prefeitos. As eleições municipais têm importância fundamental para a solução dos problemas mais próximos a nós, a promoção de melhor qualidade de vida para todos e a superação das desigualdades sociais

Embora algumas vezes possamos experimentar frustração e desânimo por soluções que não vemos chegar, isso não é motivo para desistirmos da responsabilidade pelo voto consciente. Dele dependem, por exemplo, a defesa e a promoção da vida desde a concepção até a morte natural, valorização da família, acesso à educação básica de qualidade, ensino religioso confessional plural, garantir o acesso de todas as pessoas à saúde integral, cuidado do meio ambiente, moradias dignas em lugares seguros e olhar humano para a população em situação de rua. Essas são algumas das questões importantes que deverão ser administradas por aqueles que elegeremos. Consequentemente, deverão ser candidatos com ficha limpa e postura ética, não participando de processos questionáveis para a aquisição de votos.

Por tudo isso, é muito importante que você participe e motive outras pessoas a participarem nessa escolha da qual ninguém pode se isentar. Não desperdice seu voto.

O equilíbrio entre os poderes legislativo e executivo é indispensável para a consolidação da democracia e o avanço da justiça social. Dê igual atenção à escolha do prefeito e à dos vereadores.

Nem sempre é fácil escolher um candidato pelas informações dos meios de comunicação e das redes sociais. Procure se informar, através de fontes seguras sobre os candidatos nos quais você pretende votar e se as propostas apresentadas correspondem à realidade. Sempre que possível, reúna-se com familiares, amigos e vizinhos, para conhecer melhor, até mesmo pessoalmente, quem pede seu voto.

Encorajamos os membros de nossas comunidades que têm vocação para a atuação política direta que se candidatem, mantendo ainda mais seu contato com Jesus Cristo e à comunidade eclesial. Os valores cristãos são inspiração para a atuação a serviço do bem comum.

As eleições municipais de 2024 oferecem a todos nós a possibilidade de contribuirmos para a construção da comunhão e da amizade social. Por isso, cuidado! Das eleições não devem ficar legados de divisão e inimizade. Nossa fraternidade precisa sair reforçada, pois “em Cristo, somos todos irmãos e irmãs”. (Mt 23,8).

BISPOS CATÓLICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Fonte: CNBB L1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Últimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo