Pesquisar

Pastoral Familiar prepara encontro nacional

A Pastoral Familiar realiza, de 5 a 7 de julho, a sua 48ª Assembleia Nacional, em Brasília (DF). Nas semanas que antecedem essa atividade, uma série de encontros preparatórios virtuais tem sido realizados para a partilha do trabalho realizado na evangelização das famílias em todo o país.

Esses encontros têm o intuito de promover a integração entre as Comissões Regionais da Pastoral Familiar, e realizar uma partilha fraterna das vivências pastorais ligadas às famílias, de acordo com a motivação feita pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Em grupos de dois regionais, são promovidos momentos de reflexão a partir de dois questionamentos e a partilha da realidade local. Essa dinâmica também foi realizada na preparação para a assembleia do ano passado.

“A novidade é a motivação para que as coordenações regionais convidassem as coordenações diocesanas, o que aumenta a escuta, aumenta a quantidade de pessoas no processo e dá um aspecto mais sinodal de escuta mais amplificada daquelas pessoas que estão mais próximas da realidade das famílias”, afirmou Alisson Schila, que coordena a Pastoral Familiar ao lado de sua esposa Solange.

Durante os encontros, são propostas duas questões:

  • 1 – Como está a aplicabilidade da exortação apostólica Amoris Laetitia em nossas realidades?
  • 2 – Como dinamizar e melhorar a comunicação e unidade de ações pastorais entre as comissões (Nacional, Regional, Provincial, Diocesana e Paroquial)?

O que faz a Pastoral Familiar?

Pastoral Familiar é a resposta da Igreja às dificuldades da família hoje. É um serviço da Igreja de apoio à família para que esta, a partir de sua realidade, possa existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada, através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira

Últimas Notícias

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo