Todos os anos, o Fundo Nacional recebe centenas de projetos sociais de entidades de todo País. Este ano, mais de 100 projetos já foram pré-analisados e 42 aprovados, na primeira fase de inscrições.
O principal desafio é qualificar e adequar os projetos aos critérios de seleção e avaliação descritos no edital publicado pela CNBB. “A entidade ou ONG não precisa ser ligada à Igreja Católica, mas precisa estar em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade e com os valores cristãos”, explica o Pe. Jean Poul Hansen, secretário executivo de campanhas da CNBB.
A novidade deste ano é que o edital do fundo está mais enxuto, e traz, como complemento, um guia prático detalhado sobre o correto cadastro dos projetos na plataforma. As inscrições seguem até 30 de agosto.
Entidades que têm interesse em participar do processo precisarão fazer o cadastro on-line via sistema FNS. Lembrando que entidades que já participaram de edições anteriores devem estar rigorosamente em dia com a prestação de contas para poder participar desta nova seleção. Para acesso ao edital do Fundo Nacional de Solidariedade e cadastro de projetos, acesse o link fns.cnbb.org.br
Esta será a terceira rodada de avaliação de projetos do ano de 2024.
O FNS recolhe 40% da coleta nacional de solidariedade realizada no Domingo de Ramos em todas as comunidades católicas do Brasil. O recurso serve para apoiar projetos sociais em todo o país, desde que estejam alinhados aos princípios da solidariedade e da justiça social e às temáticas da Campanha da Fraternidade. No ano passado foram mais de 800 projetos inscritos e 240 aprovados, com a liberação de mais de R$ 6,5 milhões em recursos.
Curso para qualificação dos projetos
Para facilitar a formatação de projetos para o FNS e capacitar indivíduos e organizações na elaboração de ações voltadas para a solidariedade e o bem-estar social, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e a FTD Educação, em parceria com a CNBB, lançaram o curso “Guia Prático para Projetos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS)”.
A formação, idealizada por meio do portal educacional Farol 1817 (PMBCS) e do selo Integra (FTD Educação), é totalmente gratuita, tem carga horária de 4 horas e está dividida em 5 módulos (todos com tradução em Libras), que abordam o processo de desenvolvimento, estruturação e apresentação de projetos eficazes para o FNS.
Para mais informações e inscrições no curso, acesse o link: Campanha da Fraternidade 2024 marista.org.br
Fonte/Foto: CNBB