Relato: por Jorge Teles
Quando chegamos na paróquia, por volta de 13h15, ficamos surpresos ao ver duas filas na frente da Igreja. Eram os inscritos para primeiro Retiro Espiritual da Paróquia Bom Jesus. Fizemos o credenciamento eu, com minha esposa Regiane e minha sogra Maria.
Como bons pasconeiros eu e minha companheira de Pastoral da Comunicação da Bom Jesus, a Walquiria, a postos com os celulares e máquina fotográfica. Mas não era só nós. Muitos outros estavam atentos e com seus celulares fizeram boas fotos e alguns partilharam conosco, -Não é mesmo Jackson e Regiane?
Sábado, 31 de agosto de 2024, 255 (duzentos e cinquenta e cinco) fiéis participantes do retiro somaram-se as dezenas de voluntários que estavam trabalhando. A Igreja quase chegou à sua lotação máxima.
“O sacramento da Crisma e a missão do discípulo” foi o tema do retiro. Sete chamas com os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, pendurados nas luminárias fizeram parte da decoração da Igreja. Tudo muito lindo.
A presença de dois ministérios de música e a alegria dos jovens da paróquia na coreografia tornaram o ambiente alegre e incentivaram todos a louvar e adorar.
Mesmo não podendo falar muito (por conselho médico) nosso amado e “teimoso” pároco, Frei Ernani, cantou, louvou, “saracotiou”, animou a todos, e como sempre, não parou um minuto sempre atencioso e carinhoso com todos.
O pessoal da cozinha. -Ahh o pessoal da cozinha! Como sempre desde cedo estavam empenhados em preparar as delícias para o lanche da tarde, e o pessoal da organização “de lá prá cá” para deixar tudo perfeito. Ah sim, teve as paroquianas que também contribuíram levando deliciosos bolos e tortas, e foram muitas.
Após a animação inicial Dilcemeri explicou e realizou com todos a Leitura Orante da Palavra (1Reis 19,4-9). Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.
Os jovens Ana Rita e Matheus, ambos do GOJ – Grupo de Oração Jovem Imaculado Coração de Maria, foram os pregadores. O Evangelho de Marcos (Mc 1,7-18) foi o fio condutor das pregações que abordaram o Espírito Santo e a Missão.
Na seqüencia foi realizado um trabalho em grupo, outro momento muito especial, pois foi uma oportunidade de conhecermos um pouco melhor algumas das pessoas que já convivemos na paróquia e de conhecer outras. Conversamos sobre como temos testemunhado o sacramento da Crisma em nossas vidas e se nos sentimos realmente chamados a evangelizar. Foi unânime a resposta de que a Crisma nos tornou verdadeiramente cristãos e que nos sentimos missionários. Ao final escrevemos uma pequena oração pedindo o dom do Espírito Santo que estava escrito em nosso crachá. A cor do crachá dos componentes do nosso grupo era azul e a palavra Alegria representava o fruto do Espírito Santo. “Senhor, dai-nos a graça da alegria para que nunca saiamos da presença de alguém sem deixar a vida dela melhor e alegre”, foi a nossa oração.
Pausa para o lanche. Delicioso!!!!
Voltamos para a Igreja para a adoração ao Santíssimo Sacramento e ao final os secretários fizeram a oração que haviam produzido cada qual em seu grupo.
E não foi só isso. Teve teatro sobre vocações, “retirinho” para as crianças, teve o terço mariano encenado e o retiro encerrou-se por volta das 21h com a Santa Missa. Após a Missa, onde duas crianças foram batizadas, aconteceu a vigília.
Esse breve relato mostra um pouco do que foi esse dia, mas tê-lo vivido é algo inexplicável. Espero que você diga “sim” quando receber um chamado para participar de um retiro espiritual e viva essa experiência.
E você que participou, comente abaixo. – Mais fotos no Facebook da paróquia.